segunda-feira, 21 de abril de 2008

Hikikomori - Fenómeno Cultural

O fenómeno hikikomori, tido como problema de saúde pública no Japão e que se estima afectar mais de 50 mil japoneses, é um exemplo de como o isolamento social se pode tornar um problema social alargado a uma grande massa populacional fruto de fenómenos culturais como a Internet, os videojogos ou os animes.
Podemos designar os “hikikomori” (termo japonês) como sendo indivíduos que demonstram um comportamento de extremo isolamento doméstico. São geralmente jovens entre 18 a 35 anos que se retiram completamente da sociedade, vivendo como eremitas, excluídos de qualquer forma de vida social. Em geral, moram com os pais, e os que trabalham possuem uma interacção mínima com outras pessoas. Geralmente esses indivíduos isolados se dedicam a Internet, mangas, animes e vídeo games como forma de preencher seu tempo e viver num mundo isolado.
Não apenas no Japão, os Hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo, com incidência em famílias onde o poder de compra é maior, onde estes propiciam aos filhos tecnologia e conforto para ocupar o tempo aumentando o tempo de dependência dos pais.

Sem comentários: