segunda-feira, 21 de abril de 2008

Isolamento Social - voluntário ou não?


Embora o isolamento social possa ser uma opção feita por algumas pessoas, é necessário avaliar se este comportamento está relacionado a algum distúrbio mais grave. Enquanto para alguns, esta forma de isolamento é fruto de uma escolha consciente, para outros ela pode ser uma consequência de um quadro de fobia. Saber diferenciar o isolamento social voluntário do isolamento social causado por fobia, é um factor decisivo para o tratamento do problema.

Avançamos por isso com uma possível definição:
Fobia, de um modo geral, é um medo infundado, motivado por algum objecto ou situação real ou imaginária. Normalmente, inicia-se na infância ou na adolescência, tem evolução crónica e tende a não desaparecer sem tratamento. Caracteriza-se pela presença de uma forte reacção de ansiedade sempre que a pessoa enfrenta ou vai enfrentar uma determinada situação.
É portanto importante compreender que o ser humano é complexo e está o tempo todo a influenciar e a ser influenciado por pessoas e situações. É normal e até esperado que surjam problemas na sua trajectória de vida. O importante é identificar e tratar a tempo esses problemas, para evitar que a vida se torne um fardo pesado para si e para os que estão a sua volta.

Sem comentários: